O desequilíbrio do rotor pode ser causado pelo desenho, material, produção e montagem. Cada rotor tem uma distribuição individual de desbalanceamento ao longo de seu comprimento, mesmo em uma produção em série.
O balanceamento é um procedimento pelo qual a distribuição da massa de um rotor é verificado e, se necessário, ajustado. Isso é feito para assegurar que a força de desbalanceamento que age nos rolamentos do fuso na velocidade de operação esteja dentro da capacidade dos rolamentos e também para garantir que a vibração dos mancais a uma frequência esteja dentro dos limites especificados. Calcula-se o desbalanceamento com as formulas abaixo apresentadas:
- Desbalanceamento, U [gmm]
- É uma medida que especifica quanto da massa distribuída de forma assimétrica desvia radialmente do eixo rotativo, veja a figura 1. O desbalanceamento é medido em [gmm].
U = m x e
- É uma medida que especifica quanto da massa distribuída de forma assimétrica desvia radialmente do eixo rotativo, veja a figura 1. O desbalanceamento é medido em [gmm].
- Excentricidade, e [µm]
- A distância entre o centro rotacional e o centro de gravidade, veja a figura 1. A excentricidade é medida em [µm].
e = U / m
- A distância entre o centro rotacional e o centro de gravidade, veja a figura 1. A excentricidade é medida em [µm].
- Força de desbalanceamento, F [N]
- O desbalanceamento cria uma força centrífuga que aumenta linearmente com o desbalanceamento e é multiplicada pelo número de rotações, consulte a força centrífuga na figura 1. A força de desbalanceamento é medida em [N].
F = u x ω2
- O desbalanceamento cria uma força centrífuga que aumenta linearmente com o desbalanceamento e é multiplicada pelo número de rotações, consulte a força centrífuga na figura 1. A força de desbalanceamento é medida em [N].
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