A descoberta das reservas do pré-sal criaram um novo horizonte de oportunidades de negócios para as fornecedoras da cadeia de petróleo e de gás no Brasil. Neste cenário promissor, as empresas nacionais têm espaço reservado, já que, desde 2003, a governo federal determina a obrigatoriedade de percentuais de conteúdo local na produção de bens e serviços no setor petrolífero. No entanto, para vender seus produtos e serviços às companhias, as empresas devem atender às exigências da Agência Nacional do Petróleo (ANP) por meio de uma certificação.
Em 2016, a Simetriza passou a fazer parte deste seleto grupo, recebendo da Organização Nacional da Indústria de Petróleo (ONIP), as certificações ONIP e CadFor. Com isto estamos qualificados a fornecer bens e serviços às empresas do setor de óleo e gás cadastradas na ONIP e outras. “Não é fácil conseguir essas certificações, o que demonstra a qualidade de nosso trabalho e o esforço que realizamos diariamente para bem atender nossos clientes e inovar sempre”, comemora o gerente operacional da Simetriza, Otávio Toniolo.
Importância
Promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e as operadoras do Cadfor (Anadarko, BG, BP, Chevron, El Paso, Maersk, Repsol, Shell e Statoil), a certificação é um passo fundamental para que a empresa possa ser fornecedora das companhias que extraem e refinam petróleo e gás. Em entrevista para a imprensa nacional, o diretor geral da ONIP, Eloi Fernández y Fernández, falou sobre a importância do cadastro para toda a cadeia petrolífera. “A medida estimula os empresários a buscar o desenvolvimento e a investir em inovação e mão de obra qualificada. A exigência de produtos e serviços nacionais é uma forma de garantir a participação das indústrias e empresas brasileiras nesta cadeia gerando renda, emprego e riquezas ”, disse.
Exigências
As empresas patrocinadoras do Cadfor têm uma previsão de investimentos no Brasil de dezenas de bilhões de dólares nos próximos anos e o Cadfor será a oportunidade de acessar os fornecedores nacionais. Para fazer parte do Cadfor as empresas fornecedoras de produtos e serviços são avaliadas segundo os seguintes critérios: financeiro, técnico, gerencial/responsabilidade social e SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança).
A certificação Cadfor é patrocinada pelas empresas Anadarko, BW, BP Brasil, BG Brasil, Chevron Brasil, FMC Technologies, Queiroz Galvão E&P, Modec, Repsol-Sinopec Brasil, SBM, Schlumberger, Shell Brasil, Statoil, Teekay e Total.
0 comentários