A Simetriza sabe que a qualidade, a rapidez e a tecnologia de ponta vale muito no mercado em que atua. Por esse motivo utilizamos equipamentos e técnicas trazidas ao Brasil pela Schenck RoTec, que atua no país desde o início dos anos 70 e que já chegou com a expertise de ter criado a primeira máquina de balanceamento em 1907 na Alemanha. A Schenck RoTec possui representantes em todos os mercados mais relevantes, e a Simetriza se orgulha de fazer parte desta grande linha de fornecedores e detentores da tecnologia no Rio Grande do Sul.
Nosso trabalho, que parece complicado, parte de princípios simples que Carl Schenck já percebia quando pensou e criou a primeira máquina de balanceamento. Por que algumas máquinas são mais barulhentas do que outras? Por que o pedal da bicicleta sempre vai “para baixo” quando é deixado livre para girar? Por que o volante do automóvel vibra em determinadas velocidades?
O termo “desbalancear” relaciona-se com “pesar”. Uma balança antiga, daquelas de pratos, está “balanceada” quando em ambos os lados desta tivermos o mesmo peso. Da mesma maneira, no caso de um rotor, a distribuição de massas é considerada em relação ao seu eixo de rotação. Uma desigualdade destas massas é denominada desbalanceamento. Quando em rotação, este gera forças centrífugas, vibrações e ruídos, que se intensificam com o aumento da rotação e são percebidos de maneira desagradável.
Quando esta força atua em mancais, suspensões, carcaças e fundações podem sofrer esforços intensos devido as vibrações ocasionadas por desbalanceamento e, assim, estarem sujeitos a um grande desgaste. Assim, produtos com peças não balanceadas frequentemente possuem uma vida útil muito curta. E a solução, felizmente, existe e está acessível. Chama-se tecnologia Schenck.
0 comentários