No mês de fevereiro a Simetriza recebeu um consultor técnico em balanceamento para a instalação de um novo programa para sua máquina HGW: o HM20. Isso significa que esta máquina, que atende equipamentos rotativos de alta velocidade, agora consegue fazer o serviço de duas. Assim, a HGW passa a dividir o trabalho com a HM20, e melhora (e desafoga) o serviço da HM40. A gente explica:
Máquina de Série HM40: com capacidade de balanceamento de rotores que suportam de 3 quilos a 3 mil quilos, elas têm grande extensão. Porém, justamente por isso, ela não é tão precisa.
Máquina de Série HGW: são especialmente projetadas para o balanceamento de eixos cardã* – tanto para pequenos lotes de produção quanto para empresas especializadas em sua recuperação. Mas, este não é um serviço muito requisitado, o que deixava a máquina ociosa e quase sem uso.
Por este motivo, um novo programa foi instalado na HGW: o de série HM20, que tem capacidade para atender rotores entre 0,5 quilos e 120 quilos. Assim, ela atende peças menores com mais precisão. “O projeto de conseguir uma nova utilidade para a HGW estava em estudo há anos, pois sentíamos esta necessidade há algum tempo. Agora finalmente conquistamos este objetivo”, comemora Otávio Toniolo, engenheiro e gerente de operações da Simetriza. Com este novo programa, a HGW passa a ter duas funções e divide o serviço com a HM40. “Algumas peças exigiam esta melhor qualidade e tínhamos que recusar o serviço. Agora isto não será mais necessário”, complementa o gerente.
Esta nova tecnologia adquirida é muito importante, pois se os rotores não são equilibrados, eles podem causar barulhos indesejáveis, diminuir o valor prático de uma máquina, causar danos ao rolamento, ruídos e vibração excessiva. Com esse aprimoramento, o serviço prestado pela Simetriza passa a ter mais qualidade e velocidade.
A Simetriza é uma empresa 100% gaúcha, especializada na prestação de serviços de balanceamento dinâmico e estático, além de atender demandas de manutenção industrial diversas. Tem corpo técnico altamente qualificado, com mais de 60 anos de experiência, ISO 9001 e parcerias técnicas diversas como com a Schenck RoTec, Sebrae e SEMMEGRA.
*componente da transmissão, responsável pela transmissão do torque e cuja função é fornecer independência às forças motrizes. É bastante utilizado em veículos com motor dianteiro e tração traseira ou 4×4 e em algumas motocicletas.
0 comentários